Entrar

Cancioneiro Regional de Lafões


“Eis, finalmente, o filho mais rebelde do Alafum! Foi como que tirado a ferros do seu ventre embrionário, por gente activa, persistente, lutando, há quase duas décadas para o seu nascimento. Gritou! Sinal de boa saúde. Que o aproveitem todos os que de alguma forma não tiveram possibilidades de ouvir cantar, tão genuinamente, o nosso povo e lhe querem perpetuar a voz…Foi o filho mais rebelde, mas nem por isso, menos querido do Alafum. Assim, de viva voz, quer erguer o seu canto a todos os cantos do mundo!...”

São Pedro do Sul, Novembro de 2000
A Presidente do Alafum
Rosa Branca Gomes do Nascimento Oliveira


O Cancioneiro Regional de Lafões reúne o trabalho de transcrição de repertório musical tradicional de uma família de sampedrenses ao longo de três gerações: Manuel de Oliveira Pinto, José Fernando de Oliveira e César Miguel Oliveira; e um CD com vinte e cinco gravações etnográficas, realizadas por José Fernando Oliveira e Ricardo da Silva Ferreira.

Encontra-se aqui compilada uma colecção de recolhas pessoais: gravações áudio de José Fernando de Oliveira e do Padre Ricardo da Silva Ferreira (pároco da freguesia sede do Grupo de Cantares de Lafões -Alafum); transcrições de Manuel de Oliveira Pinto; repertório dos grupos da região de Lafões que os autores consideram “ser fieis à tradição”.

Trata-se de uma colecção de cantigas (produtos culturais) que José Fernando Oliveira categoriza correlacionando-as com funções sociais da vida do mundo rural vivenciadas por si ou pelos seus informantes. A selecçao das cantigas e outras peças musicais que a integram é operacionalizada por uma concepção de cultura popular circunscrita as memórias desse mundo.

Edições como esta, providenciam ainda um importante acervo documental nas formas de repertório para grupos musicais ou de objecto de análise para estudos posteriores.